Câmara SJE debate com comerciantes do mercado público e prefeitura taxa de energia elétrica.

Na noite desta quarta (23) foi realizada na Câmara de Vereadores de São José do Egito reunião com comerciantes que atuam no mercado público, principalmente os que vendem no açougue municipal.

A pauta tratou dos valores cobrados pela Prefeitura Municipal no quesito energia elétrica. De iniciativa do vereador Aldo da Clipsi (PT) e conduzida pelo presidente Rogaciano Jorge (PSB), a reunião contou também com as presenças dos parlamentares Albérico Tiago (PR), Ana Maria de Romerinho (PSB), Doido de Zé Vicente (PSC) e Professor Claudevan Filho (Rede), além do secretário municipal de Agricultura Marcos Brito.

No início a tribuna foi liberada para que os comerciantes expusessem seus questionamentos. No geral, as reclamações ocorrem porque, segundo os mesmos, há quem use pouco e pague mais que alguns que consomem muita energia. A cobrança maior se deu no tocante à instalação de medidores em cada tarimba.

Pelo Poder Executivo, o secretário Marcos Brito salientou que já foi feito um projeto através de consultoria para a implantação dessa estrutura para verificação individual e que foi aberta licitação para contratação de empresa, entretanto nos dois pregões marcados não houve presença de interessados. Brito disse que a prefeitura está disponível para negociar os valores em aberto de todos os que o procurarem. O secretário disse ainda que a inadimplência não consta apenas do pagamento de energia elétrica por parte de muitos comerciantes que atuam no mercado e açougue, mas também da mensalidade das tarimbas, onde muitos estão devedores há vários anos.

Nos encaminhamentos para conclusão da reunião, os vereadores tanto de oposição quanto de situação solicitaram um esforço maior do Executivo no sentido de instalação dos medidores – ato que deve resolver esse problema – e se prontificaram a acompanhar a situação.