Audiência pública na Câmara SJE discute problemas relacionados à Barragem da Ingazeira.

Na manhã desta quinta (13) foi realizada na Câmara de Vereadores de São José do Egito audiência pública para discutir sobre problemas de acessibilidade após as obras da Barragem de Ingazeira. A reunião, conduzida pelo presidente Rogaciano Jorge, contou com as presenças dos prefeitos Evandro Valadares (São José do Egito), Sávio Torres (Tuparetama), Sebastião Dias (Tabira) e Lino Moraes (Ingazeira) que fizeram parte da mesa dos trabalhos ao lado dos padres Luizinho e Wellington.

Na ocasião, também com presenças dos parlamentares egipcienses Albérico Tiago, Aldo da Clipsi, Ana Maria de Romerinho, Beto de Marreco, Claudevan Filho, David Teixeira, Jota Ferreira e Tadeu do Hospital, do presidente da Câmara de Tuparetama Danilo Augusto, de parlamentares das câmaras de Tabira e Ingazeira, de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Diaconia, além do representante do DNOCS Dionísio Pereira de Lira, além de outras entidades, foram discutidos os problemas quanto a questão das estradas de acessos à propriedades rurais que ainda não estão prontas. Com o reservatório já concluído e em época de inverno a preocupação aumenta porque muitos sítios podem ficar ilhados em tais acessos com construção, inclusive, de algumas passarelas/passagens molhadas. O transporte escolar também pode ser prejudicado.

Segundo o vereador Claudevan Filho, que acompanhou as reuniões anteriores nos outros municípios, “das deliberações do encontro desta quinta está a indicação para que os prefeitos dos quatro municípios que compõem o leito do reservatório entrem em contato com deputados votados na região e senadores para que articulem audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Henrique Canuto”.

Além desse problema das estradas vicinais há também a discussão sobre os proprietários rurais que ainda não foram indenizados. Outra situação é a preocupação no tocante à retirada de postes que estão no trajeto do curso d’água.

Foi marcada para o dia 19 outra audiência para tratar das questões relacionadas às indenizações. O novo encontro será no Fórum de Tuparetama.