Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú discute na Câmara SJE possível poluição por agrotóxicos em alguns mananciais

Reunião para discutir a poluição das águas de mananciais da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú aconteceu na Câmara de Vereadores

Na manhã desta quarta (23) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú realizou audiência pública na Câmara de Vereadores de São José do Egito para discutir a poluição das águas de mananciais. Na reunião também foi apresentado pelo professor da UFRPE/UAST Genival Barros Júnior diagnóstico de contaminação por agrotóxicos das áreas de estudo da bacia do rio em questão.

O estudo mostrado apontou dados preocupantes que revelam possíveis contaminações em alguns açudes no percurso do Pajeú. Após coleta de material (solo e água) para análise, os resultados, em alguns casos, apontam que a substância “carbendazim” está presente. Um desses mananciais é a Barragem do Retiro, em São José do Egito.

De acordo com o professor Genival será preciso fazer outra análise de contraprova para se fornecer um laudo conclusivo se a água daquela barragem pode ou não utilizada para consumo humano. “A gente teve esse alerta em setembro do ano passado; o tempo está passando e é preciso identificar a origem dessa contaminação, inclusive, se está desenvolvendo problemas de saúde”, ressaltou.

O “carbendazim” é um produto altamente tóxico. Numa ação do Ministério Público Federal/DF o texto cita que o agrotóxico é associado a doenças de pele, problemas no fígado, diminuição de espermatozoides, infertilidade, malformações fetais, distúrbios hormonais e câncer.

Vários moradores das áreas vizinhas à Barragem do Retiro estiveram presentes e pediram providências urgentes, principalmente na execução de mais exames de contraprova.

No período da tarde foi realizada oficina com membros do comitê para integração dos colegiados de cinco açudes.

Estiveram presentes a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú Ivanilda da Silva, o analista de recursos hídricos da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac – Nilson Silva, os vereadores Claudevan Filho, David Teixeira (também representou o IPA) e Tadeu do Hospital, representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de São José do Egito e Afogados da Ingazeira, da UFRPE e IFPE, do Crea e o secretário municipal interino de Agricultura e Meio Ambiente Júnior Siqueira.