Vereadores de São José do Egito tomam posse

Vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024, os 13 parlamentares do município foram eleitos em novembro do ano passado.

Veja quem são os vereadores eleitos:

João de Maria – PSB

Flávio Jucá – PSB

Aldo da Clipsi – PP

Henrique Marinho – PSB

Beto de Marreco – PSB

Patrícia de Bacana – PSB

Gerson Sousa – PSB

Albérico Tiago – PP

Maurício do São João – PSB

Damião de Carminha – PSB

Jota Ferreira – PP

Alberto de Zé Loló – PP

David – MDB

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de São José do Egito vão representar 34.056 habitantes. A cidade pernambucana tem um PIB de R$ 362.863.952,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,635, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).