Mercado Público SJE: Aumento nos valores das taxas mobiliza discussão na Câmara de Vereadores

Nesta segunda-feira (6) vereadores de São José do Egito se reuniram no plenário da Casa do Povo com o secretário municipal de Agricultura Marcos Brito para que o mesmo repassasse informações acerca do aumento de impostos ou taxas a comerciantes que atuam no mercado público. Os parlamentares vêm escutando diariamente críticas quanto à forma como os valores foram calculados.

Para entender melhor como a prefeitura elaborou as novas planilhas, já no governo do prefeito Evandro Valadares, foi feito o convite para que o titular da pasta da Agricultura, que é quem coordena o mercado, estivesse nesta segunda da Câmara.

A participação de Brito nesta reunião antecede a discussão na audiência pública que está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (8), às 10h, no plenário da Câmara, que tem como tema “Cobrança de taxas sobre os comerciantes que exercem suas atividades no Mercado Público Monsenhor Sebastião Rabelo”. Os vereadores Albérico Tiago, Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, David Teixeira, Rona Leite e Tadeu do Hospital são os autores do requerimento que solicita a promoção dessa reunião.

O encontro desta segunda foi coordenado pelo presidente Antônio Andrade com a participação de vários vereadores.

O secretário Marcos Brito informou que os valores das taxas foram alterados através de um decreto do chefe do Executivo e mostrou como os mesmos foram definidos.

Dúvidas surgiram no tocante à legislação e se nos contratos de comodato das “tarimbas”, por exemplo, se especifica a cobrança de taxa de energia elétrica. O jurídico do Legislativo e do Executivo deve responder aos questionamentos após averiguação de documentos.

O vereador Albérico Tiago, 1º secretário da Câmara, confirmou que a audiência pública marcada para a próxima quarta (8) está mantida. Além dos parlamentares devem estar presentes representantes da prefeitura e comerciantes que atuam no mercado público, principalmente os marchantes.