A Câmara de Vereadores de São José do Egito tem tido uma atuação firme no tocante ao apoio aos anseios dos professores municipais. Em 2019, diversas reuniões e audiência públicas foram promovidas para tratar exclusivamente de problemas visualizados dentro do setor da educação. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São José do Egito (Sintesje), parlamentares realizaram diversos debates e estiveram, inclusive, em duas oportunidades no gabinete do prefeito Evandro Valadares.
A Câmara esteve também reunida com a promotoria pública e colocou seu advogado à disposição da categoria, principalmente quando inativos reclamavam que estavam com salários atrasados.
De acordo com o 1º Secretário da Casa, Albérico Tiago, “os vereadores, independente de situação ou oposição, estão trabalhando pelos professores sempre, entretanto esse trabalho só pode ser desenvolvido dentro dos limites da atuação parlamentar”. Albérico ainda disse que “é sentimento dos vereadores que seja feita a repatriação dos recursos do Fundef/Fundeb aos educadores”.
O presidente Rogaciano Jorge vem colocando à instituição à disposição dos professores no que concerne aos serviços que a Câmara pode auxiliar. Todas as reuniões e audiências foram realizadas atendendo sempre os requerimentos dos educadores e de seu sindicato.
A Câmara de São José do Egito prima pelo bom debate e seus parlamentares utilizam constantemente da tribuna para fazer ecoar os anseios dos professores.