Câmara de São José do Egito diploma e dá posse a 13 parlamentares mirins

Câmara de São José do Egito diploma e dá posse a 13 parlamentares mirins

 

São José do Egito tem novamente mais uma turma de vereadores mirins. Na manhã desta sexta (27), a Câmara de Vereadores diplomou e deu posse a 13 estudantes das redes municipal e estadual de ensino que foram eleitos em suas escolas dentro do projeto Parlamento Jovem.

A sessão solene de posse, presidida pelo parlamentar Antônio Andrade (PSB), contou com a presença de todos os vereadores egipcienses, representantes dos educandários envolvidos, do secretário executivo de Governo Roberto Sampaio – representando o prefeito Evandro Valadares (PSB), da secretária municipal de Educação Roseane Borja, de estudantes e pais de alunos. O projeto Parlamento Jovem é de autoria dos vereadores Rona Leite (PT) e Flávio Jucá (PSB) – este último licenciado para assumir cargo no Executivo. Foi implantado quando Jucá era presidente da Câmara (2011-2012), período em que foram formadas duas turmas de vereadores mirins. Passados mais de 4 anos, a atual presidência resolveu desenvolver novamente a ação.

Nesta edição participam os educandários municipais Baraúnas, Bonfim, Luís Paulino de Siqueira, Mundo Novo, Helena Maria de Siqueira Brito, Manoel da Costa, Romero Augusto Vilar Dantas e Naná Patriota, e estaduais Máxima Vieira de Melo, Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho, Técnica Professora Célia Siqueira e Oliveira Lima. A Escola Municipal Baraúnas vai atuar com dois representantes para formar a quantidade exata de parlamentares. Em São José do Egito são 13 legisladores. Foram diplomados e tomaram posse: Antônio Denis Soares Rocha, Glaucia Úranya Silva Ferreira, Idemar da Silva Alves, Jemerson Manoel da Silva, João Victor Rocha Gonçalves, Karen Marques de Morais, Kariny Gonçalves Muniz, Nayara Ketlin de Sousa Silva, Pablo Ruan Siqueira Lopes, Pedro David Ferreira dos Santos, Rafaella Ribeiro de Deus, Samara Ermyllin Camilo Silva e Tiago Natan de Lima.

Os alunos votados são do 9º ano ou do ensino médio. Puderam votar estudantes a partir do 6º ano.
Em 2017 a coordenação do Parlamento Jovem ficou sob a responsabilidade do 1º secretário da Casa, vereador Albérico Tiago (PR), e da assessoria de Comunicação da Câmara, através do jornalista Geraldo Palmeira.
Os diplomas aos estudantes foram entregues pelos parlamentares Albérico Tiago, Alberto Silva (Alberto de Zé Loló), Ana Maria Dantas, Antônio Andrade, Claudevan Filho, David Teixeira, José Roberto (Beto de Marreco), José Vicente (Doido), Rildo Fernando (Prato de Papa), Rogaciano Jorge, Rona Leite e Tadeu Gomes (Tadeu do Hospital). O vereador Aldo da Clipsi teve que se ausentar da sessão para acompanhar um irmão que iria fazer transplante.
Nos meses de novembro e dezembro os jovens irão se encontrar na sede da Câmara onde participarão de palestras sobre a atividade parlamentar e de sessões no mesmo formato das reuniões plenárias. No dia 7 do mês que vem, data da primeira sessão mirim, executarão eleição para composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2017 antes do início dos trabalhos.

Os jovens receberão todo o acompanhamento técnico da Câmara para desenvolverem indicações e requerimentos solicitando benfeitorias para suas escolas ou comunidades onde residem e tais matérias serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Deixe um comentário

Previous slide
Next slide